terça-feira, 23 de maio, 2023 (há 1 ano)
Café Philo – Tema anual 2023
O Café Philo está de volta!
O Café Philo é um espaço para conversas e trocas sobre temas ligados à atualidade, sempre por um viés questionador e filosófico, conduzido por convidados muito especiais. O evento é organizado em parceria entre a AF Curitiba e o Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR, com curadoria de Cesar Candiotto e Federico Ferraguto.
Em 2023 retomamos os encontros presenciais no Café Babette, com o primeiro evento a ser realizado no dia 23/05, terça-feira.
Já se prepara porque o tema do Café Philo 2023 é: Filosofia, felicidade, cuidado.
A aceleração típica da contemporaneidade convoca à necessidade de profissionais e cidadãos que possam questionar criticamente e criativamente o agir humano em um contexto de incertezas e contribuir para o alcance de uma sociedade capaz de projetar o futuro. Por outro lado, a crise pandêmica, junto às incertezas políticas e sociais ligadas à situação internacional, voltaram a colocar a questão geral a respeito do sentido da existência humana e sobre o que significa bem-estar e felicidade.
Essa questão perpassa a história da filosofia e, de certa forma, a filosofia, em seu sentido mais geral e menos acadêmico. Ao lado dos pensadores clássicos (de Aristóteles a Sêneca) essa perspectiva da filosofia envolve temáticas ligadas à relação entre filosofia, felicidade, cuidado e prática de si, profissões reflexivas e educação libertária.
A partir das propostas filosóficas mais discutidas na época contemporânea, é possível reconstruir, por um lado, a evolução histórica do conceito de felicidade e sua relação com a noção de bem-estar, a qual pode ser problematizada em suas nuances no mundo tecnológico e global atual.
Por outro lado, essa problematização coloca em questão a origem das práticas filosóficas atuais na reflexão de pensadores do século XX, tais como L. Nelson, M. Foucault e P. Hadot. Além disso, o Café Philosophique visa analisar de maneira crítica a contribuição para a contemporaneidade de filósofos da antiguidade, tais como Sócrates, Aristóteles, os Estóicos, Epicuro, Sêneca e Marco Aurélio, que inspiraram a reflexão dos pensadores contemporâneos mencionados.
O Café Philo não pretende fornecer respostas certas ou teorias monolíticas a respeito. Antes, os encontros pretendem abordar esse tema clássico da filosofia em função de quatro pontos de vista: (1) significado da felicidade e do bem-estar ao longo da história; (2) convergência entre reflexão filosófica, conduta prática e a busca do sentido existencial que se exprime no “cuidado de si”; (3) a relevância da prática filosófica para o alcance de uma disposição profissional “reflexiva” e capaz de levar à felicidade; (4) o papel da investigação filosófica no desenvolvimento de comunidades democráticas e multiculturais.
EM BREVE MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O TEMA DE MAIO.